<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 30, 2003

A Batata deseja a todos um ano 2004 cheio de ramboia, regabofe, pagode e de tudo o que há de bom nesta vida! Cá estaremos em 2004 para vos dar mais umas lógicas da batata!


domingo, dezembro 28, 2003

Após este gordo Natal ficou mais difícil fazer desporto, mais difícil mexer-me para fazer o que quer que seja! Lá se vão tomando uns cafézitos com alguma dificuldade e umas voltitas à beira-mar para dar cabo da barriga. Nestes cafés desportivos reparei que muitos estavam nas mesmas condições! Faziam aquele gesto que se iam levantar mas não se levantavam para dar uma beijoca à menina que acabava de chegar!O gesto de ficar a meio caminho e de rabo espetado é um clássico, mas é preciso uma boa condição física para o praticar condignamente, o que não joga com um farto Natal! Já é normal fazer o gesto de se levantar para cumprimentar e esperar pelo - "deixa 'tar, não te levantes!" - mas este Natal foi um abuso! Ninguém se levantava! Nem o gesto faziam!
O gesto é bonito por isso continuem a trabalhar nesses abdominais!


terça-feira, dezembro 23, 2003

Queria desejar a todos os leitores, aos navegadores errantes da blogosfera e aos que não gostam da Batata um Feliz Natal, cheio de Batatas quentes ou frias, cozidas ou a murro, que recebam umas meias CD ou Lassie e umas cuecas Abanderado que dão sempre jeito. E para aqueles mais friorentos uma camisa interior Termotebe igual à do pai ("Eu uso uma Termotebe e o meu pai também!!").

Feliz Natal


Sponsored By:

Abanderado & Lassie



domingo, dezembro 21, 2003

A televisão continua a ser uma grande fonte de inspiração, especialmente quando a vejo de manhã, à tarde ou mesmo à noite! Aquele programa fantástico da Tvi, o "Vidas Reais", é dos que eu mais aprecio, não pela sua qualidade, não pela sua brandura, não pelo seu apresentador, mas sim pela qualidade de casting. Casting fantástico! Não se enganem, não estou a falar do casting dos "casos reais" que lá aparecem, aqueles bananas todos que lá aparecem são péssimos actores ou péssimos na vida real, estou a falar do casting às velhotas que estão na plateia. O trabalho que não deve dar para encontrar as velhas mais rezingoas das nossas praças e mercados! Não lhes passa nada ao lado e conseguem ter o condão do mal numa só palavra, que em regra não pode ser reproduzida à hora do jantar devido às pessoas susceptíveis de ficar impressionadas que veêm um sangrento telejornal!
Já estou a imaginar uma brava equipa de head-hunters à procura da mais refilona, mais "buçuda" e mais aquele "je ne sais quoi" característico da velhota do mercado que ninguém sabe o que é! Agora imaginem o que não é convencer uma velhota que aquilo não é uma filmagem para os apanhados e que ela ganha um vale de €25 no "Jumbo" se ela for ao programa. Mas o saber destas equipas reside em encontrar aquela velhota que é Presidente de uma associação de jovens reformados que não têm nada que fazer e ainda querem ter uma voz no mundo, ou encontrar aquela velhota que faz terapia de grupo para controlar a sua raiva! Este último fazia um sucesso de um programa!


quinta-feira, dezembro 18, 2003

Mas quem é o pai desnaturado que chama à filha Cátia Vanessa? Ou Rita Margarida? Ou Maria Albertina (o meu favorito porque genuinamente português)? Ou Cipriano José? Ou... a lista é interminável. Será que não percebem que estão a condenar os filhos a uma infância de infelicidade, ou pior: a adolescencia... Lembrei-me disto quando me falaram de uma rapariga que se chamava Ivete Maria Graciete... sim, isto é verdade. Eu ri-me até às lágrimas, não me consegui controlar. Já imaginaram o que ela deve ter passado? Lembra-me um médico obstetra amigo dos meus pais e já a caminho da reforma que quando lá aparecia alguma criança com um nome destes, comentava a alto e bom som para a enfermeira e para quem o quissesse ouvir: "Quem terá sido o filho da puta que deu este nome à criança!"


segunda-feira, dezembro 08, 2003

A língua portuguesa é fantástica, está sempre em evolução, aparecem todos os dias novos termos para as mais variadas coisas, se entrarmos no mundo do Rap (não quero dizer Ricardo Araújo Pereira - Gato Fedorento) e do Hip-Hop português cada música tem 20 neologismos! Eu, tal como o meu colega batateiro Rui, estamos a favor de uma recuperação da tradição linguística portuguesa. Palavras como reinar e regabofe estão hà muito banidas do dia-a-dia dos portugueses, quero recuperar essa tradição, quero tornar tornar este Portugal num país mais verborreico!
Quando alguém diz- "Aquele tipo é um futre"- quer dizer que ele joga bem à bola mas não é isso que o dicionário nos diz! O dicionário diz que: "Aquele tipo é um homem desprezível; bandalho ou sovina"!!! Meu Deus como é que ninguém utiliza esta expressão!! Eu sei que não me acham muito reinadio mas eu gosto destas expressões, sou old-fashioned... desculpem antiquado!
No outro dia ouvia o meu primo a cantar uma daquelas músicas que ensinam nos jardins de infância, a dada altura ele diz que o Zé ou o chico é lambareiro, e eu fiquei maluco! Finalmente alguém ensina às criancinhas bom português, e o Zé, para quem não sabe, é mesmo guloso! Na rubrica bom português da Rtp1 quero ver também estas expressões e palavras que caíram em desuso!
Só mais uma coisa, quem quiser dar o seu contributo envie para o mail ou deixe um Comment (comentário, em bom português) com as palavras que querem que voltem ao nosso quotidiano! Obrigado!


Mas quem é que mandou aos locutores de rádio andarem a inventar novos termos? Estou-me a referir ao por mim muito detestado "Grande malha!". Malha? Isso é o que faz a minha avó enquanto vê a novela, ou então aquela velha que se senta no lugar do autocarro de onde tu te tiveste de levantar por causa da malfadada boa educação. Ou então é como os fashion-victims chamam às camisolas. Não é, repito, não é um tipo de música, ou um adjectivo de música. A linguagem muda de acordo com a necessidade de novos termos para realidades inexistentes e na natural evolução da lingua falada pela colectividade, não porque algum mentecapto achou piada a um termo e por acaso tinha um microfone à frente da boca. Malha? Mas porquê? As pessoas enredam-se na música, é isso? Será que é muito envolvente? Ou é quentinha? Ou é de ferro? Pois, não sei...


sexta-feira, dezembro 05, 2003

Ainda esta semana estava eu de passagem pelo Estádio Universitário de Lisboa (EUL) quando vi uma senhora, atleta, a praticar um desporto que me faz muita confusão. É um desporto bamboleante, desengonçado, lento e deve doer até dizer chega! Nada mais do que a marcha! Desde já quero mandar um ósculo muito repenicado à "nossa" Susana Feitor, dignissima representante portuguesa em provas mundiais de marcha, mas Susana, a marcha é muito estranha... Aquele abambolear da anca deve ser difícil de lhe apanhar o jeito, de não deslocar a bacia para parte incerta e, claro, de não ganhar jeitos no andar para o resto da vida! É que a marcha não é correr, não é andar, não é andar depressa... é marchar, mas eu não vejo os soldados a marchar assim?! Será que com o Paulo Portas a marcha vai mais marcha ou vai continuar menos jogo de cintura?!
Admito que não tive tempo (leia-se paciência) para procurar pela origem deste desporto, mas estou em crer que foi inventado por um manco, com pé de atleta ou joanetes com queda para marchas populares! O movimento de anca é inspirado na famosa marcha da mouraria, os joanetes/pé de atleta naquela estranha forma de por o pé no chão aliada à perna manca que fica sempre para trás!
Fica aqui mais um repto a todos os "marchantes", essa anca, essa forma de andar tem de acabar, andem depressa ou corram, não marchem...

Aqui vai a Susanita...


terça-feira, dezembro 02, 2003

Uma coisa que me fascina é o género de coisas que as pessoas chamam ao emprego que têm para não terem que admitir que o emprego... não é propriamente fascinante. É bem conhecido de todos o famoso "auxiliar de acção educativa" a.k.a contínua. Mas há mais, há muito mais desde o "técnico de salubridade das vias públicas" até ao menos conhecido "fiscal de porte de título de transporte" (sim, é o pica, o revisor). Outro género de pessoa que surgiu recentemente foi o chamado "organizador de eventos". O que raio é um "organizador de eventos"? Alguém que organiza coisas que acontecem? Mas será que as coisas acontecem sem eles? E que coisas serão estas? Eventos? Mas o quê, históricos? Do género "vou organizar um evento, vai ser mais conhecido que a batalha de Aljubarrota"? Se calhar são sociais... mas o que são eventos sociais? Será que são daqueles em que só se pode entrar com o passe social? Ou sociais no sentido de ajuda social? Ou sociais no sentido de pertencentes à sociedade? Mas qual sociedade? Não fazemos todos parte da sociedade? Se sim, então são eventos em que todos podemos entrar? E se não, de qual sociedade estamos a falar? Será que lhe poderiamos chamar, não sei festas? Ou é algo diferente? E em que medida? Será que não é suposto ser animado? E se for animado será que também se tem de contratar um animador social?


segunda-feira, dezembro 01, 2003

Descobri este "jovem" no Xobineski Patrusca e a curiosidade levou ao descobrimento de uma legião de adeptos do Mahir! Este ícone dos tempos modernos ficou conhecido com a famosa frase "I kiss you" e por ter um inglês tão bom que até já foi convidado para leccionar umas aulas em terras da Senhora Majestade (esta frase foi um bocado à Gabriel "O Guru do Futebol" Alves... mas 'tá bem).
Acho que pouco posso dizer sobre este Adónis que toca acordeão, apenas deixo aqui os links para a sua página e outros relacionados com o Mahir!

Site do Mahir
I kiss you
Mp3 do Mahir
Mahir e as suas concubinas
MahirTrek
Mahir em entrevista à wired
Mahir and his balls
Local de culto a Mahir


PARABÉNS PARABÉNS!!!!
Portugal é o feliz detentor da maior broa do mundo!!
Fantástico! nunca julguei viver para ver o dia em que "tinhamos" uma broa de 400 metros de comprimento! O livro do guiness está cheio de recordes portugueses, todos relacionados com comida, inoperância da administração pública e mais acidentes rodoviários num país, supostamente, desenvolvido!
Na 6ª feira já dizia o Diário Regional de Viseu (leitura obrigatória): "Vai já com mais de cem metros a broa gigante que está a ser confeccionada na avenida da Europa e, ao que tudo indica, irá entrar para o guinesse book como sendo o pão maior do Mundo.
Os organizadores, que ao início tiveram que ajustar um pouco toda a logística da iniciativa devido às condições climatéricas, esperam que na tarde de domingo o recorde, que actualmente está nos 380 metros, esteja batido.
Esta broa gigante terá 410 metros de cumprimento e pesará mais de quatro mil quilos. Na sua confecção estão a ser gastos perto de mil e setecentos quilos de farinha de milho e quatro centos de centeio e ainda perto de mil e quatrocentos litros de água.
A primeira fatia desta broa gigante será cortada na próxima segunda-feira, Feriado de 1 de Dezembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas."
Posso acrescentar que estiveram na sua confecção, nada mais do que, 8 padeiros! E isto é motivo de orgulho nacional, quando se perde uma oportunidade magnifica como a America's Cup!
Neste dia que nos enche o coração de alegria, basta esperar que novas manifestações da força de Portugal apareçam com a força, o querer, a vontade que este projecto, que muitos chamavam de megalómano, e façam um Portugal melhor para todos nós!

A "nossa" é um bocadinho maior!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Bloco-notas (apdeites) Weblog Commenting by HaloScan.com Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory
Free Tell A Friend from Bravenet Free Tell A Friend from Bravenet