<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 11, 2003

É minha opinião que é já tempo de alguém fazer justiça a essa grande tradição da cultura portuguesa que é tirar macacos do nariz. Sim, essa actividade tantas vezes injustamente desconsiderada como mal educada e até, veja-se o exagero, ameaça para a saúde pública está em risco. Mas vejamos, o que seria de nós sem o tão útil escarafunchar do nariz: as crianças, esse grupo em que esta actividade sempre esteve mais enraizada, ficariam sem mais um motivo para se distraírem da televisão (nos dias que correm cada minuto que uma criança não vê televisão é mais um ano de sanidade mental que se ganha no futuro, logo, ganhos no Serviço Nacional de Saúde), e menos tempo que gastam a jogar nas consolas (menos esforçam os olhos, mais poupança do SNS). E isto porquê? Só porque alguém andou a espalhar entre as mães que era melhor que os petizes mantivessem os indicadores fora das narinas... sem nenhum motivo que não a estética. Então e as razões de fundo acima espostas? nunca ninguém se tinha lembrado delas?
Outro grupo onde ainda se mantêm alguns adeptos desta tradição são os automobilistas. O que seria deles sem esse entretém durante os longos engarrafamentos que é preciso suportar, qual via sacra, para almejar as portas da capital do império? Sim o que é que fariam? Se calhar queriam que lessem ou qualquer qualquer coisa do género... E durante aquelas pausas mais curtas, durante um sinal vermelho por exemplo, o dedo no nariz é impeditivo que eles buzinem ainda mais depressa mal o sinal mude. Mais uma vez este hábito é um motivo de melhor convivência social...
E porque não organizar recepientes género ecopontos para recolher o material extraido dos narizes para a reaproveitamento pela produção industrial nacional? Finalmente despontaria uma industria de ponta (em vários sentidos) nacional. Podia-se fazer uma cola biodegradável, porque não? Nojo? Porquê? Vais-me dizer que não era uma boa ideia nesta altura de fanatismo ambiental.
É por isso que daqui lanço o alerta: que a tradição não morra, que os meus netos possam tirar macacos do nariz livremente, enquanto cidadãos livres.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Bloco-notas (apdeites) Weblog Commenting by HaloScan.com Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory
Free Tell A Friend from Bravenet Free Tell A Friend from Bravenet