<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 19, 2003

Num post recente abordei, de forma breve, a complexidade da unha do dedo mindinho no ser humano. Esta só é a verdadeira unha se tiver entre 0,3 a 1 cm de comprimento. Estou a falar da famosa unha multiusos! Uma característica inconturnável do tí­pico homem português. Algo que não sei explicar é se a unha varia de mão conforme se é destro ou canhoto e o que acontece se se é ambidestro, tem-se a unha nas duas mãos?!?!
É, na minha opinião, um fenómeno que não teve projecção internacional, com muita pena para todos, que como eu são fãs incondicionais. Todas as novas tendências literárias, artísticas e novas ideologias chegam a Portugal. Porque é que não podemos exportar um dos nossos maiores bens, a unha multiusos?!? Estou a ver uma nova teoria das vantagens comparativas de David Ricardo em que Inglaterra produzia tecidos e nós em vez de produzirmos vinho produzí­amos unhas multiusos! Era uma visão economicista da unha multiusos, que agradaria, de sobremaneira, a cooperativa de produtores de unhas multiusos, a COOPUM.
As funções desempenhadas por este autêntico canivete suíço são imensas. Desde a higiene pessoal do portador da unha, que não vou explicar de forma detalhada para não ferir susceptibilidades, até a abertura de latas de conserva! Uma das minhas favoritas é, sem dúvida, a abertura fácil do blister (Aquela embalagem fina onde se encontram os comprimidos)! Basta inserir o dedo na zona onde se encontra o comprimido e rodar o dedo para tirar a folha de metal que o protege.
Se a moda pegasse podia haver produtos em que a abertura fácil seria ainda mais fácil devido à unha, como, "latas de conserva com abertura para unha", "iogurtes com abertura unha", entre muitos outros!
As crianças , na escola primária, em vez de picotarem com aqueles objectos pontiagudos extremamente perigosos, utilizavam a sua própria unha! Até saí­a mais barato aos pais, já que o material escolar é cada vez em maior número e mais caro.
Como se pode ver a utilidade desta unha é tremenda! Fica aqui o pedido a quem souber de mais utilizações desta preciosa parte do nosso corpo que deixe o seu comentário, para mais tarde elaborar uma lista.

O inimigo da unha multiusos...


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Bloco-notas (apdeites) Weblog Commenting by HaloScan.com Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory
Free Tell A Friend from Bravenet Free Tell A Friend from Bravenet