<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 26, 2003

Era para colocar um título neste post, mas achei por bem não iniciar esse costume. Seria algo como: "A língua do povo" ou "Quem (felizmente) não manda na língua", mas felizmente isso não passou pela cabeça, mantenho um post sem título!!
Ainda ontem via o Telejornal e vi uma senhora que tinha o dom da palavra, não era um dom qualquer, era o dom de assassinar todas as palavras que lhe vinham à sua cabeça! Uma dos seus mais recorrentes assassínios era a junção das letras "sc" num único "c". Que atentado! Ela, entre outras coisas, podia muito bem ter dito algo como, "Tenho a conciência que naci numa terra facinante!" Meu Deus...o que seria se estas pessoas fossem à televisão falar assim! O que seria de todos nós se tivéssemos de ouvir estas coisas constantemente!
Outra pecha comum é a omissão de um "s" a meio de uma frase. Esta é a que me faz mais impressão, porque, em regra, é proferida por pessoas que falam correctamente, mas têm aquele calcanhar de aquiles! É dí­ficil dar um exemplo cabal desta maleita, mas vou-me esforçar! Soa-me bem/mal "São vária a razões pelas quais chegámos a este estado." O problema é que eu não sei a solução para este grave problema! Senão era tudo muito mais simples, lições de português nos intervalos dos jogos de futebol e das telenovelas! E aulas intensivas a meio dos programas da manhã!
Há outros pormenores de pequena monta mas que também fazem mossa, como: contéúdo, espéce (muito recorrente a omissão do "i" no final das palavras), análse e redículo (omissão do "i" a meio de uma palavra, não tão recorrente mas acontece!) e tantas outras...
Espero que tenha ficado explícita a minha preocupação com a língua portuguesa e que não tenha dado nenhum erro despropositadamente!


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Bloco-notas (apdeites) Weblog Commenting by HaloScan.com Divulgue o seu blog! Blogarama - The Blog Directory
Free Tell A Friend from Bravenet Free Tell A Friend from Bravenet